No post anterior fizemos uma introdução a respeito do acompanhamento das Redes Sociais e sua influência para o site. no post de hoje vamos nos aprofundar nos relatórios existentes no Google Analytics para análise das redes sociais.
Relatórios Visão Geral
Nos relatórios de Visão Geral é possível ter uma noção geral das visitas que o site teve e as visitas ocasionadas pelas redes sociais, bem como saber a influência das redes sociais no alcance das metas de conversões, pois neste relatório são apresentadas as conversões totais do site e as conversões obtidas através das redes sociais.
Relatório Referências de Rede
Neste relatório são apresentados os gráficos de visitas geral do site e o gráfico de visitas por referência das redes sociais. Também são apresentadas as redes sociais que direcionaram as visitas para o site e o tempo médio destas visitas.
Relatório atividade de Hub de dados
Através deste relatório é possível analisar em quais redes sociais seu conteúdo foi compartilhado, isso porque, o usuário pode ver o conteúdo de seu site, achar interessante e compartilhar em seu perfil numa rede social da qual você não faça parte.
Relatório Página de Destino
Neste relatórios é possível identificar as métricas de visualização de página, duração média de visitas, etc, por URL do site.
Além disso, pode-se avaliar também o efeito viral de uma campanha e também analisar o compartilhamento do conteúdo do site, ou seja, se o mesmo foi feito fora do site, a forma como foi feito e as redes sociais nas quais foi compartilhado.
Relatório Acompanhamento
Este relatório exibe todos os sites onde seu conteúdo aparece e em que contexto ele aparece. O relatório mostra cada página na qual seu conteúdo está publicado, as datas das publicações, e também a quantidade de visitas que este site gerou para o seu.
Relatório de conversões
Este relatório mostra o número total de conversões e o valor monetário das mesmas.
Existem 3 tipos de Conversões geradas pelas redes sociais. São elas:
Conversões Indiretas: Conversões Assistidas ocorrem quando a pessoa visita o site e sai sem realizar uma conversão, mas retorna posteriormente e a realiza.
Conversões de Última interação: São consideradas conversões de última interação quando a pessoa visita o site e realiza uma conversão.
Relatório de Plug-Ins
Estes relatórios são importantes para sites que possuem “botões” de redes sociais como o “curtir” do Facebook ou o “+1” do Google Plus.
Através destes relatórios você pode identificar qual conteúdo as pessoas mais “curtiram” e compartilharam através das redes sociais.
Relatório Fluxo de visitantes
Este relatório mostra os caminhos percorridos pelos usuários desde a rede social até o seu site e através dele, bem como as desistências ocorridas em cada página.