Como dito anteriormente, o Google Analytics também possui a opção de controle de conversões. Para isto é necessária a criação de objetivos no perfil.
Os objetivos servem para avaliar se o site ou aplicação está gerando o resultado esperado. Quado um objetivo é atingido o Google Analytics registra uma conversão.
Algumas contas do Google Analytics possuem modelos de objetivos que podem ser selecionados, porém, estes modelos estão disponíveis somente para alguns setores de empresa (configurados a nível de conta).
Existem basicamente 4 tipos de objetivos:
- Destino: quando o usuário visita uma página desejada (como por exemplo uma página de finalização de um pedido)
- Duração: Quando as visitas permanecem no site pelo tempo desejado.
- Página-Ecrã por visitas: Quando o usuário acessa a quantidade de páginas de seu site que você deseja.
- Evento: Quando, por exemplo, o usuário clica em seu anúncio no Google Adwords.
No tipo de objetivo Destino é possível configurar um funil para verificar quais as páginas que o usuário acessou antes de acessar a página desejada.
Na configuração dos objetivos é possível atribuir valores monetários para as conversões.
Uma forma eficaz de estabelecer um valor de conversão no Google Analytics é analisar o retorno das ações do site, por exemplo, se seu produto custa R$ 100,00 e de cada 100 pedidos de orçamento recebido pelo seu site você finaliza 10 vendas, ou seja, tem 10% de resultado dos pedidos de orçamentos. Se o produto custa 100,00, calcula-se os 10% sobre este valor, que será de R$ 10,00, portanto, um valor ideal para seu objetivo é de R$ 10,00.
O valor do objetivo é opcional, mas é interessante configurá-lo, pois com base nele o Google Analytics fará os cálculos de ROI e Pontuação Média, por exemplo.