Como já sabemos, o Google Adwords funciona como um sistema de leilão on-line, mas algo que não é conhecido por todos é que a seleção de um ou outro anunciante nos resultados de buscas não depende somente do valor estipulado para cada anúncio ou palavra-chave.
O posicionamento dos anunciantes nos sistemas de buscas dependem também da qualidade do anúncio e palavras-chave. O Índice de qualidade é determinado pela CTR da palavra-chave, relevância do texto do anúncio, histórico de desempenho da palavra-chave, qualidade da página de destino, dentre outros fatores.
O índice de qualidade de uma palavra-chave pode variar de 1 a 10 e dentre outras coisas, ele influencia o valor de CPC da palavra-chave, seu posicionamento e os lances de primeira página. Em geral, quanto maior for a qualidade da palavra-chave, menor será seu CPC.
O índice de qualidade possui algumas diferenças quando calculado para Redes de Pesquisa e Redes de Display, mas este assunto trataremos num outro post.
Além da atenção com o índice de qualidade das palavras-chaves, outros cuidados que devem ser tomados são: utilizar palavras-chaves mais específicas possíveis para ajudar a refinar sua campanha e também utilizar as correspondências corretas.
Nos próximos posts teremos mais dicas sobre correspondências de palavras-chaves e como ter ideias de palavras-chaves para a campanha.