Tanto no Google Adwords quanto no Google Analytics é comum ver o termo Conversões. Você sabe o que é uma conversão?
Conversões são ações que você espera que o usuário realize em seu site.
Várias ações podem ser consideradas conversões, como por exemplo, quando o usuário realiza um download, preenche um formulário de contato, solicita um orçamento, ou realiza uma compra.
Por padrão tanto o Google Adwords como o Google Analytics não exibem as suas conversões automaticamente, é preciso que as mesmas sejam configuradas na conta.
No caso do Google Adwords é preciso gerar o código de acompanhamento de conversões e pedir a um programador que insira o código na página de finalização da conversão em seu site. No caso, se a sua conversão for uma venda, o código pode ser inserido na página de finalização do pedido, se for um contato, pode-se inserir na página de confirmação do envio do contato.
É importante que seja instalada numa campanha do Google Adwords o acompanhamento de conversões para que se tenha uma noção mais clara do desempenho real da campanha, pois, uma campanha pode ter altos níveis de cliques, impressões e CTR, mas pode não estar gerando o resultado (conversão) desejado.
Como citado, o Google Analytics também possui ferramentas para acompanhamento de conversões, porém, de forma um pouco mais aprofundada que o Google Adwords.
Nos próximos posts falaremos um pouco mais sobre conversões no Google Adwords e no Google Analytics.