Vale a pena economizar e perder qualidade?
Ninguém gosta de gastar dinheiro, isso é fato, ainda mais quando se pode ter um produto semelhante a um preço reduzido, mas será que isso se aplica ao mundo corporativo?
Muitas vezes por estar em uma situação financeira ruim a empresa acaba optando por materiais e mão de obra mais barata, para conseguir manter seus lucros, mas é preciso pensar na contrapartida desse tipo de atitude, por exemplo, quando se opta por adquirir produtos de menor preço, é necessário analisar o motivo deste preço, pois pode ocorrer deste preço ser reduzido devido à qualidade do produto em questão também ser menor.
Se os clientes já estão acostumados a adquirir produtos de alta qualidade da empresa, ao deparem-se com produtos de qualidade inferior, normalmente se sentirão lesados pela empresa, fazendo com que a mesma perca a sua credibilidade.O mesmo pode ocorrer quando a empresa contrata mão de obra desqualificada visando apenas a questão financeira, pois pode ter menos gastos com mão de obra, mas os seus custos com retrabalhos e insatisfação dos clientes podem ser muitas vezes superiores aos custos que poderiam ter com a contratação de profissionais melhor qualificados.
Portanto, é necessário que a empresa avalie e reavalie quais são as suas prioridades e que veja seus “custos” como investimentos, pois quanto melhor a qualidade dos produtos e serviços, mais satisfeitos os clientes estarão, clientes satisfeito geram mais clientes e desta forma, maiores lucros para a empresa, ou seja, vale a pena “gastar” mais, porém, oferecer o melhor.