Dentro das opções de acompanhamento de conversões do Google Analytics, existe a opção de acompanhamento do Comércio Eletrônico.
Através deste tipo de acompanhamento é possível saber como os usuários compraram pelo seu site ou aplicativo, ou seja, quais produtos, e qual a receita total da compra destes produtos, frete e quantidade comprada, além de saber o número de dias e visitas até finalização da compra desde a primeira interação.
Com base nestes dados é possível analisar quais produtos estão sendo mais vendidos, o número de vendas que você teve e também o tempo que seus clientes levam para tomar a decisão de comprar e com isso, pode tomar certas atitudes para impulsionar suas vendas, como, por exemplo, investimento em produtos que estejam sendo bem vendidos, criação de campanhas de descontos para produtos com poucas vendas e em relação ao tempo de decisão dos clientes, pode-se pensar em fazer alterações no design do site, ou criação de campanhas de marketing que destaquem a confiabilidade do site e impulsionem a venda.
O acompanhamento de comércio eletrônico está disponível tanto para sites como para aplicativos, e pode ser ativado nas configurações do perfil, na guia Administrador, mas antes de ativá-lo é preciso observar se, por exemplo, seu carrinho de compras está dentro do seu site ou pertence a um site terceiro, pois se pertencer a um terceiro, você precisará do acompanhamento de vários domínios.
Obs.: Somente a ativação do acompanhamento de Comércio Eletrônico não é suficiente para que o mesmo funcione em seu site, antes é necessário que um desenvolvedor faça a configuração técnica necessária em seu site.