A importância do foco

O mundo está cada dia mais dinâmico e com tanta correria no dia-a-dia torna-se cada vez mais importante tanto para pessoas físicas quanto para empresas terem muito claro o seu foco.

No caso de empresas o foco é ainda mais importante, para que a empresa não fique à deriva indo para onde o vento soprar. Esse é um dos motivos pelo qual no processo de abertura de empresas, principalmente quando orientado pelo SEBRAE, é crucial o desenvolvimento do plano de negócios com a descrição da empresa, seus serviços, objetivos, inclusive financeiros, pois é uma forma de nortear a implantação do negócio.

O plano de negócios ou o planejamento estratégico do negócio são extremamente necessários não só para implantação, mas também o dia-a-dia da empresa, ou seja, a empresa tem de ter uma meta ou um objetivo que justifique e motive sua existência e este objetivo deve estar em seu planejamento e o mais importante: ser praticado diariamente.

Toda equipe deve estar ciente dos objetivos e metas da empresa e todos os níveis da empresa, da presidência à produção devem trabalhar sinergicamente para o alcance destes objetivos.

A empresa pode e deve aproveitar oportunidades mercadológicas, porém, sem se desviar de seu foco de atuação, pois uma empresa sem foco e que “vive” ao sabor do vento está sujeita a ser ultrapassada por seus concorrentes, perder colaboradores, pois ninguém quer trabalhar numa empresa onde não se tem a certeza do amanhã, pois a empresa muda de ramo de atividade pelo menos uma vez por mês.

Uma empresa com este tipo de atitude e falta de foco está propensa até mesmo a ir à falência, portanto, o planejamento e o foco podem não ser a garantia de que a empresa dará certo, mas são essenciais para a gestão de qualquer negócio.

barquinho-de-papel1

Deixe um Comentário