Comunicação

Em qualquer âmbito de nossas vidas, um dos maiores fatores aos quais devemos nos atentar é a comunicação.

Um dos grandes problemas enfrentados por diversas delas é a composição dos conteúdos que serão utilizados no desenvolvimento de seus materiais de divulgação, sejam impressos ou virtuais: escolher as imagens corretas e o mais importante: traduzir tudo o que desejam transmitir em formato de texto são verdadeiros desafios para algumas empresas.

A elaboração de textos coerentes e também que atendam os critérios de classificação dos buscadores é essencial para a boa colocação da empresa nos mesmos.

Outro meio de divulgação virtual bastante utilizado que exige igual cuidado em sua elaboração é o e-mail marketing: quando bem elaborado ele é uma excelente forma de atingir o público-alvo, mas quando mal elaborado é um rápido meio de classificar o domínio da empresa como “emissor de SPAM”, eis a necessidade de elaborá-lo e desenvolve-lo corretamente.

Ainda em relação a web, um dos mecanismos que auxilia na melhor colocação da empresa nos buscadores é o Google Adwords, ou links patrocinados,  que permitem a criação de campanhas de divulgação. Administrar esta ferramenta é bem simples, mas requer alguns cuidados com a escolha das melhores palavras – chave e acompanhamento dos valores dos cliques.

Na Era da comunicação 2.0, não poderia deixar de citar as redes sociais e a importância da presença das empresas nestas, pois mais do que nunca os clientes desejam estar próximos, participar e se possível ajudar a divulgar a empresa se elas agradarem. Eis o grande cuidado que deve ser tomado na utilização dessas mídias: é preciso que estes perfis sociais sejam devidamente montados, monitorados e atualizados.

Além da comunicação on-line representada pelos sites, e-commerces, e-mail marketing e social media, há uma grande preocupação com a comunicação off-line: a identificação dos veículos certos para divulgação da empresa e também a escolha e elaboração do conteúdo a ser utilizado na mesma, pois uma vez impressa, não é possível alterar a propaganda.

Estes são apenas alguns dos cuidados básicos que uma empresa deve tomar para sua divulgação, pois a publicidade é acima de tudo um investimento do qual espera-se que gere um bom retorno e para isto deve-se contar com bons publicitários atentos às tendências do mercado e às necessidades de cada cliente.

Deixe um Comentário